Os toldos e coberturas de comércios e residências protegem contra sol, chuva e ventos, proporcionam elegância e beleza em qualquer ambiente, e, quando feitos com materiais de alta transparência, auxiliam na iluminação do local — como é o caso da cobertura de policarbonato.
Geralmente, essas coberturas são utilizadas em projetos que necessitam de luz, principalmente a natural. Isso faz com que os ambientes menores deem a impressão de serem maiores, e os espaços mais frios pareçam mais quentes.
Ficou curioso para saber mais sobre as coberturas de policarbonato e como utilizá-las no seu projeto? Então, continue a leitura e descubra!
O que é policarbonato?
Derivado de resinas de carbono, o policarbonato é um plástico que amolece ao ser submetido a altas temperaturas — chamado de termoplástico — e endurece quando resfriado, o que permite que ele se molde em diferentes formas.
Ele é bastante versátil e vem sendo utilizado em diversas áreas, como em hospitais — em equipamentos médicos —, indústrias, automóveis e na arquitetura.
Além de ser mais leve e mais resistente que o vidro, esse material também fornece proteção contra os raios ultravioletas, além de proporcionar maior conforto térmico e isolamento acústico.
Outra vantagem é que as coberturas de policarbonato podem ser instaladas sobre estruturas de aço, madeira e alumínio, e conseguem se moldar facilmente em qualquer formato, sem precisar de emendas.
O mercado disponibiliza esse material como chapas ou telhas, que se subdividem em outros grupos. As chapas podem ser:
- compactas: permitem a entrada de até 90% de luz solar e garantem um belo visual por serem totalmente lisas;
- alveolares: são mais leves e menos translúcidas, assemelhando-se ao vidro canelado;
- refletivas: são alteradas quimicamente para melhorarem o conforto térmico, refletindo até 30% do calor solar.
Já as telhas são encontradas nas formas:
- onduladas: como o próprio nome diz, têm formato de ondas e são bastante utilizadas em claraboias e coberturas de piscinas;
- trapezoidais: são mais finas, estão disponíveis em várias cores e são um pouco mais econômicas.
Como utilizar as coberturas de policarbonato no projeto arquitetônico?
O policarbonato pode ser usado para cobrir diversos ambientes, sejam eles em residências ou comércios. Confira algumas formas de utilizá-lo:
Passarelas e corredores
Além de protegerem quem transita por esses ambientes contra chuvas, ventos e sol excessivo, as coberturas de policarbonato também garantirão que os corredores sejam mais iluminados e não necessitem tanto de luz artificial — reduzindo, assim, a conta de energia elétrica.
Garagens
O policarbonato é, certamente, o material mais indicado para cobrir as garagens localizadas na área externa da casa, uma vez que protegerá o automóvel contra as intempéries e ainda criará um efeito visual de fusão com o ambiente externo e interno.
Piscinas
As telhas de policarbonato são bastante usadas para cobrir piscinas aquecidas ou climatizadas, e estão disponíveis no mercado nas opções fixas e retráteis, de forma manual ou automática.
Com essa cobertura, os moradores da residência ou condomínio podem usufruir da piscina tanto no verão como no inverno, e ainda ficam protegidos contra os raios solares.
Jardins de inverno
Ter um jardim de inverno dentro de casa é sinônimo de sofisticação e elegância, ainda mais se ele for coberto com um material translúcido como o policarbonato, que protegerá as plantas contra o calor excessivo, as chuvas e o granizo, e ainda aumentará a iluminação e a ventilação do ambiente, caso seja retrátil.
Como vimos, os toldos e coberturas feitos com policarbonato são ótimas opções para auxiliar na iluminação local e proporcionar mais elegância ao ambiente, além de oferecer conforto térmico e isolamento acústico.
Quer saber mais???? Fale com a gente