VEJA 3 CUIDADOS NECESSÁRIOS COM TOLDOS DE LONA

Os toldos de lona garantem um charme a mais na decoração e são sempre ótimas alternativas para proteger contra chuva, sol e vento, ampliar o espaço, ter mais privacidade e ainda reduzir a temperatura interna, criando um ambiente mais confortável.

Essas coberturas são ideais para áreas externas de residências, varandas e pontos comerciais. Entretanto, por conta da exposição direta às variações climáticas, os toldos confeccionados com esse tipo de material pedem cuidados especiais para a sua integridade, durabilidade e beleza.

Pensando nisso, preparamos este post com três medidas simples para que você aprenda como conservar essa estrutura da forma correta. Acompanhe!

1. Seque antes de recolher

Uma das utilidades do toldo é proteger os locais contra chuvas. No entanto, dependendo das condições do clima, essa água acaba não secando naturalmente, então evite enrolá-lo quando ainda estiver úmido.

Dessa forma, é importante recolher o toldo certificando-se de que já está seco — se for preciso, passe um pano —, pois há grandes chances de formação de mofo se você enrolar o material com umidade.

2. Limpe a estrutura com frequência

Para garantir a integridade da lona, limpe o seu toldo com frequência. Isso porque a cobertura pode ser danificada se ficar muito tempo em contato com a chuva, poluição, poeira, folhas e sujeira de animais.

Além disso, essas condições podem provocar o ressecamento do material, diminuindo sua capacidade de proteger contra o calor, uma das principais funções do toldo.

A seguir, confira o passo a passo de como fazer a limpeza do seu toldo adequadamente:

  • em um balde, misture água e detergente neutro;
  • despeje a solução sobre a lona para que os detritos comecem a se soltar;
  • esfregue o material com uma escova de cerdas macias para não arranhá-lo;
  • utilize água em abundância para retirar toda a espuma e evitar manchas;
  • por fim, seque a estrutura com um pano.

Por mais que a limpeza esteja difícil, evite usar produtos químicos muito fortes (como removedores), porque são abrasivos e podem danificar o material, desgastando ou descolorindo a lona.

Para que essa higienização seja feita com mais facilidade, procure realizá-la mensalmente. Assim, você evita que a sujeira fique muito impregnada — se isso acontecer, utilize produtos à base de amônia para obter melhores resultados. 

3. Faça uma inspeção completa regularmente

Independentemente de sua qualidade e resistência, o toldo de lona está exposto e precisa de manutenção regular. Por isso, é importante que você realize uma vistoria completa nele a cada semestre.

Verificar o estado da lona e do restante da estrutura é uma garantia de que seu toldo estará sempre em boas condições de uso. Para isso, contrate empresas especializadas para corrigir rapidamente qualquer problema que você detectar.

Tomar os devidos cuidados com toldos de lona faz toda a diferença para mantê-los bem conservados e durarem mais tempo. Dessa forma, você também garante que seu ambiente esteja sempre protegido e esbanjando beleza.

Gostou de acompanhar as nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail outros assuntos relacionados a toldos e coberturas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: