O que é conforto térmico e como ele impacta no nosso dia a dia

imagine a situação: você está na rua, sob um sol de rachar, e não vê a hora de entrar em casa para fugir desse calor insuportável. Porém, quando abre a porta da sua residência, é recebido por aquele ar quente, que nem mesmo o ventilador é capaz de dissipar.

No mínimo desesperador, não é mesmo? Ou então, no inverno, quando você tenta dormir em uma noite fria e nem mesmo as toneladas de cobertores conseguem aquecer você dentro do seu próprio quarto. É de tirar qualquer um do sério!

É por esses motivos que manter o conforto térmico no lar é tão importante para o bem-estar e qualidade de vida. E saiba que é possível fazer isso mesmo sem a utilização dos famosos aparelhos de ar-condicionado e aquecedores.

Ficou curioso? Então, continue lendo este artigo e descubra dicas de como melhorar a temperatura dos ambientes da sua casa. Confira!

O que é conforto térmico, afinal?

A definição de conforto térmico está relacionada às temperaturas amenas que propiciam o nosso bem-estar. Em outras palavras, é o equilíbrio entre o calor produzido pelo nosso corpo e o calor perdido para o ambiente externo.

Isso acontece porque a maioria dos fatores que controlam a nossa temperatura corpórea depende do ambiente que nos envolve, como a umidade relativa do ar, a temperatura e até mesmo a velocidade que o ar se desloca.

No entanto, atingir o conforto térmico pode ser extremamente subjetivo, uma vez que ele é experimentado por nós de maneira diversa, mesmo que estejamos expostos ao mesmo clima atmosférico.

Além dos fatores ambientais, os elementos psicológicos, físicos e fisiológicos de cada pessoa alteram a forma como o bem-estar térmico é percebido. É por isso que nos ambientes corporativos é tão difícil chegar a um consenso quanto à temperatura ideal, por exemplo.

Como se sentir confortável com a temperatura na sua casa?

Posicionamento no terreno

Se você optou por construir sua casa, em vez de comprar uma já pronta, é possível verificar a posição que a construção irá ocupar no terreno para que os ambientes fiquem para o norte e recebam bastante luminosidade. Isso é importante porque, no inverno, as construções voltadas para o norte recebem luz solar quase o dia todo e, durante o verão, há mais propensão de sombras devido ao ângulo que o sol forma com a superfície terrestre.

Cortinas

Embora pareça óbvio, o uso de cortinas para garantir uma maior comodidade térmica é tão antigo quanto eficaz. Isso porque, além de refrescar o ambiente e manter um clima interno ameno, elas podem bloquear a incidência de raios ultravioleta. O mercado oferece essa opção por meio de um modelo com tecido chamado Sun Screen (Tela Solar).

Plantas

Além de proporcionar relaxamento, paz e tranquilidade, trazer a natureza para dentro de casa também auxilia no conforto térmico dos ambientes, uma vez que elas tornam o clima mais fresco ao reterem umidade. Para unir o útil ao agradável, uma boa dica é fazer uma cortina com plantas, pois, além de ficar deslumbrante, pode reduzir a temperatura interna em até 10 graus!

Cores

Como as cores são divididas entre quentes e frias, a utilização de cores claras, tantos nas paredes quanto na mobília, ajuda a deixar os ambientes mais iluminados e frescos. Colorações suaves e fracas refletem a luz e absorvem bem menos calor do que as cores escuras e fortes, que devolvem esse calor para o ambiente na mesma proporção.

Toldos

Os toldos são ótimos para garantir um maior conforto térmico, uma vez que conseguem reduzir bastante a incidência dos raios solares. Hoje em dia, aqui na  Toldos Jóia, existem diversas opções que atendem às necessidades do cliente e harmonizam com a arquitetura e decoração do local, como os toldos fixos, retráteis, automatizados, móveis, articulados etc.

Como visto, manter o conforto térmico nos ambientes não é um bicho de sete cabeças e, com um pouco de criatividade e boa vontade, é possível sentir-se bem com o clima da sua casa em todas as estações do ano!

Gostou do artigo? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais (FacebookInstagram e linkedin) e fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: