A fachada de loja é um aspecto bem importante quando o assunto é a divulgação do empreendimento. Afinal, devido à sua posição, a fachada representa o primeiro contato com os potenciais clientes.
Muitas vezes, a decisão de entrar em uma loja depende de aspectos físicos, como a conservação do toldo, a decoração presente na vitrine e os produtos exibidos. Em outras palavras, esse recurso precisa ser explorado para constituir parte da estratégia de marketing.
Então, o que está esperando? Confira já as principais vantagens para o seu negócio!
Conheça os benefícios da fachada de loja
1. Combina com a estratégia do negócio
O exterior da loja é tão importante quanto o espaço interno, pois todos os detalhes da construção fazem parte da experiência de compras do consumidor. Além disso, é importante que a estratégia explore as características do ponto de venda para divulgar e exibir os produtos de forma atrativa.
A placa da loja, por exemplo, é uma parte da fachada essencial que contribui para comunicar o nome da empresa e outras informações relevantes. Nesse sentido, a pintura utilizada ajuda na comunicação da identidade da marca, utilizando cores que se referem à loja.
2. Contribui para a atração de clientes
A sua loja já está localizada em um ponto movimentado da cidade e na sua pesquisa de mercado você identificou um bom tráfego de pessoas? Então saiba que, em um primeiro momento, todos os pedestres são somente potenciais clientes.
Sendo assim, a decoração da sua fachada e da cobertura são responsáveis por garantir que as pessoas interessadas entrem na loja para conhecer os produtos. Essa é uma das estratégias mais comuns do marketing que utiliza a comunicação visual para chamar a atenção do público.
3. Favorece a inovação na arquitetura
Os negócios crescem, novas tendências surgem e os lojistas devem estar preparados para se adaptarem a essas inovações. Isso porque o conhecimento sobre as principais mudanças é capaz de beneficiar as vendas significativamente. Mesmo pequenos detalhes não passam despercebidos pelos clientes, que são capazes de identificar a padronização das cores e formatosutilizados no toldo, por exemplo.
Esse aspecto também ajuda a demonstrar que a sua empresa busca acompanhar as principais tendências. Esse fator é ainda mais importante em nichos específicos, pois a conquista de novos consumidores depende da sua exposição no mercado.
4. Favorece a diferenciação do seu negócio
Em um mercado extremamente competitivo, a comunicação visual constitui um recurso importante para que a sua empresa se diferencie perante a concorrência. Portanto, a fachada deve conter elementos que contribuem para a memorização por parte dos clientes.
Com frequência, os lojistas optam por utilizar elementos como:
- toldos;
- placas;
- iluminação;
- fachada colorida;
- decoração da vitrine.
Essa medida atua para garantir a diferenciação e, ao mesmo tempo, utiliza cores e padrões que lembrem a marca.
Como mostramos neste post, a aparência da fachada de loja tem grande impacto sobre a circulação de clientes e o volume de vendas. Esse é um fator que afeta empreendimentos de forma universal, independentemente do segmento de atuação. Portanto, para que a fachada não represente um obstáculo, basta investir em elementos atrativos.
Viu só como o exterior de uma loja é fundamental? Então, para que a sua empresa possa aproveitar todos esses benefícios, você deve colocar essas estratégias em prática. Comece essa missão com a leitura deste artigo sobre os toldos mais indicados para o comércio